domingo, 2 de março de 2008

Sugestões de Leitura


Poemas pequeninos para meninos e meninas (Luís Infante e Carla Pott)


Plano Nacional de Leitura

Livro recomendado para o 2º ano de escolaridade destinado a leitura autónoma e/ou leitura com apoio do professor ou dos pais.

A poesia que se escreve para os mais novos pode fazer rir, sonhar e pensar e deve ter a capacidade de criar interesse pela linguagem enquanto instrumento de criação e de descoberta. É essa a aposta deste livro de versos de Luís Infante, com ilustrações de Carla Pott. A palavra e a imagem combinam-se para criarem novos sentidos. Poemas Pequeninos para Meninas e Meninos é um livro divertido onde o jogo das palavras, através do exercício da rima, abre as portas para o gosto duradouro de ler poesia desde a infância. As imagens, acompanhando o ritmo dos versos, dão-lhes asas para voarem mais alto, até ao sítio onde moram os sonhos que valem verdadeiramente a pena. Num tempo em que, na escola e fora dela, se valoriza cada vez mais o papel da poesia na educação da sensibilidade dos jovens leitores, estes poemas podem ter lugar cativo nas aulas, nas conversas de pais com filhos e de avós com netos, demonstrando que um texto poético tem magia bastante para dar alegria e, ao mesmo tempo, fazer pensar.




Era uma vez… Ciência e Poesia no reino da fantasia (Regina Gouveia)




Plano Nacional de Leitura


Livro recomendado para o 2º ano de escolaridade destinados a leitura orientada na sala de aula.

“Era uma vez”

Assim começa a viagem
em cada poema.
Cinco poemas para
manter desperto o respeito
pela natureza e, sob cada
um, uma pérola de ciência.




Primeiro Livro de Poesia (Sophia de Mello Breyner)



Plano Nacional de Leitura

Livro recomendado no programa de português do 6º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada na sala de aula - Grau de Dificuldade II

«Constituído por obras de poetas de todos os países de língua oficial portuguesa, O Primeiro Livro de Poesia é um livro de iniciação, destinado à infância e à adolescência e onde procurei reunir poemas que, sendo verdadeira poesia, sejam também acessíveis ...(do posfácio de Sophia de Mello Breyner Andresen).

1994 - Lista de Honra do IBBY ilustração

Sem comentários: