domingo, 2 de março de 2008

Dia da Poesia

21 de Março


Este dia tem a forma de verso
E ameno tom de cantilena,
Deixando no calendário
O perfume da rosa e do jasmim,
e às vezes da açucena.

Quando este dia começa,
acordam com ele as palavras
que não deixam consumir
nas velozes frases banais
que enchem os anúncios
e as páginas dos jornais.

É um dia em que se escreve
com ou sem rima,
tendo um título lá em cima
que lembra sonho e magia
e que afinal é sempre
sinónimo de poesia.

Este dia, quando nasce,
põe estrelas nos olhos dos meninos
que à luz dos versos
parecem ainda mais pequeninos,
porque a poesia é a aventura
que tem asas brancas de fada
e o gosto tão doce de ternura.

Este dia, quando nasce,
acorda dentro de nós
o diamante mais brilhante
que ilumina a nossa voz.

José Jorge Letria, O Livro dos Dias





O Clube dos Poetas Mortos, de Peter Weir (1989 - 124m)


Quando o carismático John Keating (o vencedor do Óscar, Robin Williams) é admitido como novo professor de Inglês num colégio particular para rapazes, os seus métodos de ensino pouco convencionais irão revolucinar as tradicionais práticas curriculares.
Com o seu talento e sabedoria, Keating inspira os seus alunos a perseguir as suas paixões individuais e tornar as suas vidas extraordinárias. CLUBE DOS POETAS MORTOS, um dos mais brilahntes sucessos de bilheteira da história recente do cinema, arrebatou audiências e crítica em todo o mundo com as suas brilhantes actuações, cativante história e soberba realização!



O Carteiro de Pablo Neruda , de Michael Radford (1994)

O Carteiro de Pablo Neruda é uma daquelas pérolas do cinema que nos fazem sorrir e que nos emocionam. Num tom lírico este filme mostra-nos a amizade que se criou entre o poeta chileno e o seu carteiro e o enamoramento deste ultimo pela bela Beatrice Russo.

Por razões políticas o poeta Pablo Neruda é obrigado a procurar exílio numa ilha em Itália. Neruda é amado pelo povo pelas suas crenças comunistas e pelas mulheres pelos seus poemas de amor. Mario é filho de um pescador e está desempregado. Ele tem muitas dificuldades a ler e escrever, mas mesmo assim consegue ser contratado como carteiro, tendo como privilégio ser o encarregado da correspondência do poeta.

Este é o retracto delicioso e inesquecível da busca de amor, felicidade de um homem. Recheado de momentos hilariantes, proporcionados principalmente por Massimo Troisi, que tem um papel encantador e muito rico. O filme é ainda uma ode à poesia, às metáforas, ao amor.

Sem comentários: